Qual o seu objetivo nos próximos 5 anos?


Olá, Reader, como foi o final de semana?

A edição 165 do Boletim AM está no ar!

Uma das partes mais divertidas do meu trabalho é falar com alunos das nossas formações e agora do plano AM Black.

Todo aluno que entra a partir desses programas tem acesso ao meu boas-vindas.

Momento onde eu ouço um pouco da estória de vida do aluno, apresento a nossa plataforma e construo um plano para o próximo mês.

Além disso, já deixamos marcada uma segunda conversa para em geral um mês à frente.

Eu aprendo muito nesses 30 ou 40 minutos de conversa.

Isso porque recebemos nesses programas alunos de diferentes perfis.

Tem o economista super graduado com mestrado e até mesmo doutorado que trabalha no mercado financeiro e está em busca de atualização em programação e análise de dados.

Tem o estudante que está começando a vida e busca aprender tudo aquilo que não viu na faculdade ou na pós-graduação.

Tem o servidor público querendo progredir na carreira dentro do serviço público ou se preparando para dar consultoria.

E tem também profissionais de mercado mais seniores que já programam há algum tempo e buscam na Análise Macro uma forma de se manter em constante atualização.

Nesse último grupo, tem aluno que está conosco desde o início...

Isso mesmo, aluno que já compra nossos cursos desde 2015 e que continua fiel à Análise Macro.

O que para nós é uma honra tremenda, já que se a pessoa está há 10 anos comprando nossos cursos, formações e demais programas é porque, de fato, temos algo a oferecer ao mercado.

Esse contato mais próximo que eu criei com alguns dos meus alunos me possibilitou entender algumas coisas.

No momento em que você gastou dinheiro com nossos programas, tenha certeza de que você tem consciência de que programação e análise de dados são importantes para a sua carreira.

Você já está à frente da maioria.

O que falta agora é você de fato perseverar no seu desafio de aprendizado.

Como disse, cada aluno vai ter um perfil (estudante, profissional, professor, servidor público, etc) e um objetivo de carreira (fazer uma transição, aperfeiçoar minhas análises, automatizar fluxos de trabalho, construir modelos mais sofisticados, virar professor, prestar consultoria...).

Você já tem um perfil, uma trilha a seguir e um objetivo em mente: agora é estudar ao menos uma hora por dia.

Falar comigo ao menos uma vez por mês para ajustarmos o cronograma.

E pedir ajuda ao nosso suporte quando necessário.

É só isso :)

Se está difícil de conciliar essa uma hora de estudos na sua agenda, levanta mais cedo.

Vá dormir mais cedo.

Tome um café e leia algumas páginas assim que acordar.

Depois assista aos nossos vídeos.

Depois replique um exercício no Colab.

Faça isso por uma semana.

Faça isso por um mês.

Por um ano.

1 hora por dia estudando programação, análise de dados, estatística, econometria, machine learning, modelagem, inteligência artificial, etc.

Você vai se tornar irreconhecível na sua carreira.

Em cinco anos, tenho certeza que qualquer coisa que você estiver fazendo será com foco e êxito.

Você será o melhor economista da sala, o professor diferente da faculdade onde ensina, o aluno mais cabeçudo da graduação, o servidor que entende de dados da repartição.

É só persistir que você vai chegar lá.


Um abraço,
Vítor Wilher — Análise Macro
A verdade está nos dados

Perdeu alguma edição anterior do Boletim AM? Sem problemas. Leia as edições anteriores tocando aqui

Boletim AM

Receba todo domingo à noite em seu e-mail nossa newsletter com exercícios reais de análise de dados econômicos e financeiros, envolvendo muito estatística, econometria, machine learning e inteligência artificial em R e Python. Tudo o que você precisa saber para estar antenado no mundo dos dados!

Read more from Boletim AM

Olá, Reader, como foi o final de semana? A edição 173 do Boletim AM está no ar! Já parou para pensar no que você teve que aprender por fora desde que saiu da faculdade? Tenho pensado nisso ultimamente. Talvez enviesado pelas muitas mensagens que recebo de alunos de graduação perdidos. Em um mundo em acelerada transformação, a universidade se tornou um museu de grandes novidades, na maioria das vezes. E, aqui entre nós, os alunos e o mercado de trabalho estão sentindo isso na pele. Outro dia,...

Olá, Reader, como foi o final de semana? A edição 172 do Boletim AM está no ar! Hoje, chegamos ao último boletim AM de 2025, olha só você. Pois é, foram mais de 52 boletins entregues ao longo do ano, além de e-mails diários que levamos para você com os principais desafios e desenvolvimentos da área de dados. De um jeito que nossos concorrentes nem sonham em fazer 😞 Como Fundador, estou muito feliz em termos dado essa "sacudida" na empresa ao longo do ano e de ter testado coisas novas. Para...

Olá, Reader, como foi o final de semana? A edição 171 do Boletim AM está no ar! Estou escrevendo essas linhas em uma manhã ensolarada no Rio de Janeiro. É o primeiro domingo de dezembro e o sentimento que mais me pega nesse momento é o de cansaço. Foi um ano foda. Precisei demitir uma pessoa que estava comigo há bastante tempo aqui na empresa, mas que já não se comprometia com o trabalho. Também demiti clientes que estavam me causando dor de cabeça. Contratei uma nova empresa de marketing....