A área de Dados é para mim?


Olá, Reader, como foi o final de semana?

A edição 171 do Boletim AM está no ar!

Estou escrevendo essas linhas em uma manhã ensolarada no Rio de Janeiro.

É o primeiro domingo de dezembro e o sentimento que mais me pega nesse momento é o de cansaço.

Foi um ano foda.

Precisei demitir uma pessoa que estava comigo há bastante tempo aqui na empresa, mas que já não se comprometia com o trabalho.

Também demiti clientes que estavam me causando dor de cabeça.

Contratei uma nova empresa de marketing.

Contratei uma nova empresa que cuida da hospedagem e desenvolvimento da plataforma.

Fiz mudança de apartamento.

Minha mulher perdeu a avó que era praticamente uma (segunda) mãe.

Precisei apoiá-la no luto e na reconstrução em meio às minhas próprias reconstruções.

E, ufa, apesar de tudo isso acontecendo, você assistiu a um dos melhores anos da Análise Macro em termos de lançamentos inéditos e conquistas.

Por quê?

A resposta é simples: porque eu amo o que faço.

A Análise Macro começou como um blog, lembra?

Pois é, tudo o que você vê por aqui, nós começamos de graça, apenas pelo prazer de mostrar o caminho dos dados para as pessoas.

E mesmo 10 anos depois, eu continuo fazendo isso com um tesão absurdo.

Porque eu amo construir análises a partir dos dados.

Adoro divulgar nossos exercícios, que nascem de perguntas genuínas.

Propor programas e ementas de cursos práticos, que tenho certeza (pelo Feedback que recebo todos os dias) que contribuem para a sociedade.

Curto e adoro receber esse tipo de mensagem:

Fala Vitor! Gostaria de me conectar com você, recentemente comecei um curso no Análise Macro de SQL e sinceramente acho a sua empresa incrível. Abraços!

É óbvio que dinheiro é uma parte importante do trabalho, então o segredo da vida é encontrar aquilo que você ama e ser remunerado por isso.

Os japoneses chamam isso de ikigai.

E você precisa encontrar o seu nas pequenas coisas, não pode e não deve culpar o ambiente pela falta de ikigai.

Ao ver um gráfico de previsão do tempo na televisão, você se questiona sobre a sazonalidade envolvida.

Ao observar uma opinião sobre desigualdade, você se questiona de onde surgiram aqueles dados apresentados.

É, afinal, nesses pequenos detalhes, com o mundo desabando sobre nossas cabeças, que podemos reconhecer aquilo que verdadeiramente amamos.

Então, nesse final de domingo, gostaria de lhe fazer refletir:

Você quer vir para a área de dados porque realmente ama esse troço ou está nessa só pelo hype da grana?

Se for porque realmente ama, saiba que encontrará na Análise Macro uma parceira real dos seus esforços.

Não faço marketing como as outras empresas da área fazem.

Meu comercial vai te ajudar com base no que ele entende o que você precisa, com base no que você disse sobre as suas fraquezas e pontos fortes.

Estamos aqui porque temos um propósito, lembra?

Queremos te ajudar a encontrar a verdade que só os dados podem dizer.

Se você for um de nós, saberá reconhecer o nosso esforço em divulgar as melhores práticas em lidar com dados e evidências.

E se ainda quiser ser AM Black em 2026 com uma condição única, eu liberei o cupom am_black_2026 com pouquíssimas vagas e 40% de desconto para você entrar o ano ao lado dos gigantes do mercado.

O link direto para o checkout já com o cupom adicionado é o https://aluno.analisemacro.com.br/carrinho/?add-to-cart=66300&coupon_code=am_black_2026

Mas se você clicar e tiver esgotado, nem adianta mandar mensagem no WhatsApp. São algumas vagas mesmo!


Um abraço,
Vítor Wilher — Análise Macro
A verdade está nos dados

Perdeu alguma edição anterior do Boletim AM? Sem problemas. Leia as edições anteriores tocando aqui

Boletim AM

Receba todo domingo à noite em seu e-mail nossa newsletter com exercícios reais de análise de dados econômicos e financeiros, envolvendo muito estatística, econometria, machine learning e inteligência artificial em R e Python. Tudo o que você precisa saber para estar antenado no mundo dos dados!

Read more from Boletim AM

Olá, Reader, como foi o final de semana? A edição 173 do Boletim AM está no ar! Já parou para pensar no que você teve que aprender por fora desde que saiu da faculdade? Tenho pensado nisso ultimamente. Talvez enviesado pelas muitas mensagens que recebo de alunos de graduação perdidos. Em um mundo em acelerada transformação, a universidade se tornou um museu de grandes novidades, na maioria das vezes. E, aqui entre nós, os alunos e o mercado de trabalho estão sentindo isso na pele. Outro dia,...

Olá, Reader, como foi o final de semana? A edição 172 do Boletim AM está no ar! Hoje, chegamos ao último boletim AM de 2025, olha só você. Pois é, foram mais de 52 boletins entregues ao longo do ano, além de e-mails diários que levamos para você com os principais desafios e desenvolvimentos da área de dados. De um jeito que nossos concorrentes nem sonham em fazer 😞 Como Fundador, estou muito feliz em termos dado essa "sacudida" na empresa ao longo do ano e de ter testado coisas novas. Para...

Olá, Reader, como foi o final de semana? A edição 170 do Boletim AM está no ar! Rodei outro dia uma rede neural para previsão de preço de celulares. Algumas dezenas de features. Análise exploratória na base de dados do cliente. Algumas milhares de observações. Nada muito complexo. Rede estimada, acurácia bem ruim, próxima a 70%. Como melhorar? Estimar outra arquitetura? Mais neurônios? Mais épocas? Mudar o batch size? Nada. Vamos olhar os dados de novo? Passada nos dados, putz, as escalas das...