Minha rotina no Doutorado


Edição 187 - Boletim AM

Newsletter Semanal da Análise Macro

Minha rotina no Doutorado

Fala, Reader, como foi a semana?

Por aqui, a derivada mudou de sinal.

Como falei há algumas semanas por aqui, comecei o Doutorado em Economia.

Falarei mais especificamente sobre isso ao longo das próximas semanas, mas por enquanto quero falar de um tema subjacente: organização.

Passei a maior parte da minha vida sendo uma pessoa bem desorganizada.

Em alguns momentos, inclusive, minha vida beirou ao caos.

Olhando em retrospectiva, por exemplo, não faço ideia de como conseguia conciliar trabalho, faculdade e vida social sem o mínimo de organização.

A questão é que eu nunca me vi como uma pessoa desorganizada até que...

Conheci a minha mulher.

E ela, bom, é, como eu posso dizer, o extremo oposto de mim nesse aspecto.

Sabe aquelas pessoas que tem tudo programado da hora de acordar até a hora de dormir?

Pois é...

Como a gente acaba pegando um pouco das pessoas com quem convivemos, eu meio que peguei um pouco disso dela.

E também acabei incorporando alguns livros que li sobre o assunto há alguns anos.

Hoje, me considero uma pessoa extremamente organizada, se comparado ao meu eu do passado.

E isso tem sido algo fundamental para administrar essa fase da minha vida, com trabalho, doutorado, uma outra pós, aulas que voltei a dar em um MBA, leituras e, ufa, vida pessoal.

A base disso tudo é planejamento.

O Doutorado, por exemplo, é rápido.

Duas primeiras semanas, o conteúdo de matemática equivale a um semestre da graduação.

Perdeu uma aula, as coisas desandam por completo.

Então, é preciso organizar a casa para absorver o conteúdo, sem sacrificar tanto as outras áreas da vida.

Tudo começa no domingo...

Tudo começa no domingo. É o dia mais calmo da semana, então, é o dia que de fato eu consigo organizar a agenda.

Divido a minha vida e a minha agenda em três setores: saúde, presente e futuro.

Saúde envolve, basicamente, longas caminhadas, academia, meditação e ida a médicos e exames.

Presente é o trabalho atual que desenvolvo.

Futuro são os livros que leio e cursos que faço.

Fica tudo organizado lá na agenda do google.

Aqui, vou te contar alguns segredos.

O primeiro é tentar criar intersecções entre os conjuntos.

Por exemplo, estou terminando uma pós em IA na PUC e muita coisa eu já conheço ou já li.

Então, pego os slides e outras referências das disciplinas, subo no NotebookLM e crio um podcast para ouvir nas caminhadas diárias.

(Tenho usado muito esse produto fantástico da Google, inclusive)

Outro ponto importante para dar conta das coisas é consistência.

Tenho tasks diárias como Momento Leitura de Livros Livres em que leio 10 páginas assim que acordo (antes de pegar o celular ou tomar café da manhã) ou Momento O'Reilly em que leio algum livro técnico.

Passo entre 15 e 30 minutos entre cada task e vou acumulando-as ao longo do dia.

Isso me ajuda a me manter motivado para chegar ao final do dia e entregar o que chamo de big win diário.

Eu te disso que domingo é o dia da organização.

Então, meu objetivo macro é chegar o final do dia com a sensação de que estou pronto para encarar a semana.

Segunda-feira, por outro lado, meu objetivo principal é ter a visão estratégica sobre como estão os negócios. Dia de olhar relatórios, ver como foram as vendas, pensar em campanhas, etc.

Você só tem 24 horas para mudar sua vida...

Em resumo, portanto, estou cuidando da saúde - a base de tudo -, do meu presente (o trabalho que me sustenta) e do meu futuro (o que eu quero daqui a alguns anos) todos os dias.

Todos os três são feitos todos os dias, a partir de tasks diárias.

Como gerencio se está tudo caminhando bem?

Com as big wins diárias.

Como checo se a semana foi boa?

Aos domingos, olhando para trás.

Um segredo para aumentar produtividade?

Fazer intersecção entre os conjuntos: mandar o boletim AM para você no domingo à noite me ajuda a checar se a semana foi boa ou não.

O importante desse sistema é que aprendi uma coisa importante na vida: tudo o que temos são 24 horas.

É uma ilusão pensar que em algum momento da vida vamos ter mais tempo, a vida vai ser estável, o universo vai conspirar a favor para fazermos aquilo que queremos fazer.

A verdade é que se você não colocar aquele curso que quer fazer no seu dia, você nunca irá fazê-lo.

Então, se você quer algo para a sua vida, abra uma "task diária" e a coloque na sua rotina agora.

Não precisa ler um livro por dia.

Leia 10 páginas.

Não precisa se matar 2 horas na academia.

Vai 30 minutos.

Não precisa zerar os cursos da Análise Macro em um final de semana.

Estuda 1 hora todo dia.

Tenho certeza que isso vai te ajudar a ser muito mais produtivo, mais feliz e menos ansioso.

E você, tem algum sistema parecido?

Como organiza o seu dia?

Adoraria saber...


Um abraço,
Vítor Wilher — Análise Macro
A verdade está nos dados

Perdeu alguma edição anterior do Boletim AM? Sem problemas. Leia as edições anteriores tocando aqui

Boletim AM

Receba todo domingo à noite em seu e-mail nossa newsletter com exercícios reais de análise de dados econômicos e financeiros, envolvendo muito estatística, econometria, machine learning e inteligência artificial em R e Python. Tudo o que você precisa saber para estar antenado no mundo dos dados!

Read more from Boletim AM

EDIÇÃO #195 | NEWSLETTER SEMANAL DA ANÁLISE MACRO Quanto custa sua Inteligência Artificial? Fala, Reader, beleza por aí? Domingo, fim de tarde, e eu começo com uma pergunta meio chata. Pega o ChatGPT Pro no topo, US$ 200 por mês. Quanto custa, de verdade, entregar isso pra você? A resposta apareceu essa semana num estudo da SemiAnalysis. Em uso agêntico maximizado, o plano de US$ 200 pode custar até US$ 14.000 por usuário à OpenAI em compute. O Claude Max equivalente, da Anthropic, custa...

EDIÇÃO #194 | NEWSLETTER SEMANAL DA ANÁLISE MACRO Mais inteligência artificial, mais juros? Fala, Reader, tudo bem por aí? Finalzinho de domingo, o time do Ancelotti te decepcionou (de novo), então nos resta voltar à realidade... Hoje eu queria compartilhar com você um pensamento que o meu agente de IA (de notícias) está me trazendo há algumas semanas e eu ainda não dei muita bola... A promessa inicial da IA era simples: seria um choque positivo de produtividade, derrubaria custos, e portanto...

Edição #193 | Newsletter Semanal da Análise Macro O PIB não está vendo a IA Fala, Reader, tudo certo por aí? Domingo, fim de tarde, semana fechando — e duas notícias aparentemente desconexas ficaram batendo na minha cabeça desde quarta. Uma é um working paper do Peterson Institute mostrando que a economia de IA dos EUA cresceu mais de 2.500% ao ano em 2024 e 2025 — e é praticamente invisível no PIB oficial. A outra é o S-1 confidencial da Anthropic, protocolado na SEC dia 1º de junho, a um...